Você sabia que a dor lombar pode indicar problema no quadril?

Dr-jose-marcelo-dor-lombar

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é um sintoma comum e pode ter diversas causas, sendo essencial uma avaliação criteriosa. 

A região lombar é a região inferior da coluna vertebral – também conhecida como coluna lombar – que fica próxima à bacia.

Estima-se que cerca de 80% das pessoas terão dor nesta região pelo menos uma vez ao longo da vida. Dessa maneira, o diagnóstico e tratamento adequados serão imprescindíveis.

Muitas vezes, os pacientes que sentem a dor no local se automedicam e seguem normalmente com suas atividades.

Todavia, isso não é indicado, pois a falta de diagnóstico e tratamento apropriados pode causar danos permanentes, prejudicando a qualidade de vida da pessoa. 

Quais podem ser as causas da dor lombar?

Inicialmente, precisamos lembrar que a dor lombar não é uma doença, mas sim um sintoma de algum problema existente no nosso corpo.

Normalmente, será causada por uma patologia localizada na coluna vertebral ou no quadril.

Dr-jose-marcelo-ortopedista-especialista-quadril

Podemos citar como principais problemas de coluna que podem gerar a dor na região lombar: 

  • Hérnia de disco;
  • Espondilose (artrose da coluna);
  • Espondilolistese;
  • Discopatias degenerativas;
  • Estenoses do canal lombar.

Já em relação ao quadril, as doenças que tendem a gerar dor nesta região serão:

Podemos acrescentar que, pela relação intrínseca existente entre quadril e coluna, hoje sabemos existir uma síndrome chamada Síndrome Quadril Coluna ou Coluna Quadril.

Portanto, nem sempre é fácil separar uma dor proveniente de uma região da outra, já que alterações em uma pode causar modificações ou danos na outra.

Todavia, a dor na região lombar poderá também ser causada por problemas originários de outras partes do corpo, por exemplo:

  • Colecistite;
  • Úlcera péptica;
  • Pancreatite;
  • Cálculo Renal;
  • Aneurisma de aorta;
  • Mieloma múltiplo;
  • Anemia;
  • Metástases tumorais.

Sendo assim, diante da dor nesta região será muito importante procurar um médico especializado para fazer o diagnóstico adequado.

Quando sinto dor na lombar, qual médico devo procurar?

Quanto o paciente sente dor na região lombar será indicado, primeiramente, procurar um ortopedista geral.

Assim, o profissional fará uma avaliação detalhada da queixa do indivíduo e poderá determinar se essa dor provém realmente de algum problema ortopédico ou não. 

Como é feito o diagnóstico para determinar qual a causa do problema?

Para fazer um diagnóstico adequado, o profissional buscará entender a história do paciente.

Assim, irá avaliar como é a dor, o tempo de duração, se existem outros sintomas associados ou queixas de outros sistemas (urinário, gastrointestinal por exemplo) e quais fatores melhoram ou pioram a dor na região.

Além disso, o médico poderá solicitar exames complementares, como radiografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. 

Dessa maneira, conseguirá determinar a causa da dor lombar e encaminhará o paciente para o profissional especializado naquela determinada região do corpo.

Quando a dor lombar for causada por um problema no quadril, será o ortopedista especialista em quadril o responsável por acompanhar o paciente.

Como será o tratamento do paciente com problema no quadril?

O tratamento indicado irá depender de qual patologia no quadril a pessoa possui. Por exemplo, para o caso de artrose ou tendinite no quadril, o tratamento poderá envolver:

  • Uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Fisioterapia;
  • Infiltração;
  • Repouso;
  • Restrição às atividades esportivas de impacto;
  • Fortalecimento muscular.

Caso o tratamento conservador não traga melhora da dor, a cirurgia poderá ser indicada de modo a devolver a qualidade de vida ao paciente.

Nos casos de infecções, será fundamental determinar a causa, sendo que o tratamento adotará o uso de antibióticos e, se necessário, poderá ser feita uma drenagem cirúrgica no local.

Para os tumores, dependendo do tipo e da extensão da doença, o tratamento poderá envolver cirurgias, quimioterapia, radioterapia ou acompanhamento com exames, caso seja um tumor benigno que não precise de intervenção.

Em todos os casos, será necessário fazer um diagnóstico preciso para que o médico especializado possa tratar e acompanhar o paciente durante a recuperação.

Como prevenir a dor lombar?

Para evitar a dor lombar, manter o CORE (região central do corpo) fortalecido será um dos principais fatores.

Dr-jose-marcelo-prevençao-dor

Isso porque, a musculatura do tronco, abdome e glúteos deve ser capaz de sustentar o peso do corpo de forma a não deixar que os discos e os elementos vertebrais responsáveis pela sustentação da coluna lombar fiquem sobrecarregados. 

Portanto, praticar atividade física,  pilates, RPG, natação e hidroginástica pode ajudar a prevenir as lombalgias.

Caso você sinta dor lombar, não ignore este problema. Procure o quanto antes um médico especializado para fazer um diagnóstico e tratamento adequados de modo a recuperar seu bem estar e qualidade de vida.

Lesão labral do quadril
Uncategorized

Lesão Labral do Quadril: Tratamento

A lesão labral do quadril é uma condição que afeta o lábio acetabular, uma estrutura de cartilagem fibrosa que circunda a articulação do quadril, proporcionando

bloqueio analgésico e radiofrequência pulsada no quadril
Uncategorized

Instabilidade do Quadril: Tratamento

A instabilidade do quadril é uma condição que afeta a segurança e o conforto da articulação, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida do

× Agendar consulta