Estalo no quadril: quais as causas e tratamentos?

Dr-jose-marcelo-estalo-quadril

O estalo no quadril pode ter diversas causas, dentro ou fora da articulação. 

No geral, os estalidos ocorrem quando os tendões e músculos deslizam sobre proeminências ósseas.

A causa mais comum e que abordaremos nesse artigo será o quadril em ressalto ou Snapping Hip Syndrome, também chamada de Coxa Saltans. 

Esta é uma patologia que acomete adolescentes em fase de crescimento, atletas e praticantes de atividade física que aumentam sua carga de treinamento de forma súbita. 

Principais causas do estalo no quadril

Existem dois tipos de ressalto no quadril: o ressalto externo e o interno, sendo que cada um tem causas diferentes, conforme abordaremos a seguir. 

Estalo externo do quadril

O estalo externo, ou Snapping Hip externo, ocorre quando o trato iliotibial desliza sobre o grande trocânter nos movimentos de flexão e extensão do quadril.

Dr-jose-marcelo-quadril

(Fonte: Acessa)

Esse é um fenômeno que o paciente consegue reproduzir e, geralmente, demonstra na consulta como ocorre o ressalto no seu quadril.

Algumas vezes, em pacientes mais magros, podemos ver o trato iliotibial passando sobre o grande trocânter e causando o Snapping Hip externo (estalido).

Em outros casos, podemos perceber esta condição no exame físico ao colocar a mão sobre o grande trocânter e, então, pedir ao paciente que reproduza o movimento que causa o estalo. 

Além disso, algumas pessoas referem que conseguem “deslocar o quadril”.

Muitos pacientes podem ser assintomáticos do ponto de vista de dor. Assim, quando apresentam este sintoma, pode ser decorrente de uma bursite do quadril, de inflamação do trato iliotibial ou de tendinopatias dos glúteos. 

Para o diagnóstico, normalmente, solicitamos a realização da radiografia para visualizar se o arcabouço ósseo apresenta alguma anormalidade, por exemplo, calcificações, exostoses, dentre outras.

Já a ultrassonografia dinâmica pode reproduzir o ressalto no quadril e demonstrar alterações inflamatórias.

Além disso, a ressonância magnética é útil para detectar inflamações ao redor da região, bem como rupturas musculares. 

Estalo interno do quadril

O estalo interno, ou Snapping Hip interno, ocorre quando o iliopsoas passa pela eminência iliopectínea gerando o estalido ou o ressalto.

Dr-jose-marcelo-ortopedista-quadril

(Fonte: Alterado de CANALE, S. T.; BEATY, J. H. Cirurgia Ortopédica de Campbell:12ª ed. Elsevier Tecnico, 2017)

Pode acontecer, por exemplo, quando o paciente sobe escadas ou se levanta da cadeira e, na maioria dos casos, está associado com dor inguinal (dor na virilha).

No momento do diagnóstico, será fundamental fazer uma análise criteriosa de modo a diferenciar esta patologia de outras doenças intra articulares, por exemplo, o impacto femoroacetabular, lesão labral, entre outras.

Neste caso, a radiografia geralmente não apresenta alterações, mas pode ser útil para diagnosticar outros problemas associados, como os que citei acima.

Já a ultrassonografia dinâmica pode diagnosticar o ressalto, como também patologias do tendão do psoas e sua bursa. 

O diagnóstico do quadril em ressalto é eminentemente clínico. Dessa maneira, os exames auxiliam na exclusão de outras patologias e de condições associadas como as já mencionadas.

Tratamento para esta patologia

O tratamento para o ressalto interno e externo do quadril é muito similar. Iniciamos de forma conservadora, sendo que podemos indicar, principalmente:

  • Fisioterapia;
  • Uso de anti-inflamatórios;
  • Modificação de atividade, se associada aos sintomas;
  • Infiltrações, se houver indicação. 

Caso o tratamento conservador não apresente os resultados esperados, podemos fazer uma intervenção cirúrgica com intuito de reduzir a dor e devolver a qualidade de vida ao paciente.

Prevenção da doença

Para prevenir o ressalto do quadril indicamos fazer alongamentos, além de praticar atividades físicas de forma correta, com aumento gradual da carga e sempre acompanhado por um profissional da área. 

Caso você sinta estalos no quadril, mesmo que sem dor, saiba que pode haver alguma alteração que devemos tratar.

Por isso, procure um ortopedista especialista em quadril que poderá fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado.

Lesão labral do quadril
Uncategorized

Lesão Labral do Quadril: Tratamento

A lesão labral do quadril é uma condição que afeta o lábio acetabular, uma estrutura de cartilagem fibrosa que circunda a articulação do quadril, proporcionando

bloqueio analgésico e radiofrequência pulsada no quadril
Uncategorized

Instabilidade do Quadril: Tratamento

A instabilidade do quadril é uma condição que afeta a segurança e o conforto da articulação, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida do

× Agendar consulta