Prótese de quadril: quando será necessária?

Dr-jose-marcelo-protese-quadril

A cirurgia de prótese de quadril, também conhecida como artroplastia de quadril, tem como objetivo o alívio da dor e a recuperação das funções desta articulação. 

O quadril é uma articulação bastante complexa formada pela cabeça do fêmur que se encaixa no acetábulo (região da bacia onde o fêmur se encaixa).

Dr-jose-marcelo-especialista-quadril

Esta articulação tem papel fundamental, já que possibilita os movimentos dos membros inferiores e suporta o peso do corpo.

Existem algumas doenças, como a artrose, que podem acometer a região causando dor e perda da mobilidade.

Outro cenário que pode afetar a região são as fraturas que ocorrem, principalmente, devido quedas em pessoas idosas.

Em ambos os casos, indivíduo sofrerá uma redução drástica em sua qualidade de vida e poderemos indicar a colocação de uma prótese de quadril. 

Quando a cirurgia de prótese no quadril será necessária?

Existem algumas situações nas quais a  cirurgia de prótese de quadril será necessária.

Por exemplo, quando o paciente tem alguma doença (como artrose do quadril ou necrose da cabeça do fêmur) e o tratamento com fisioterapia, analgesia e/ou fortalecimento muscular não é suficiente para amenizar a dor e devolver a mobilidade na região.

Nesses casos, o indivíduo passa a ter uma série de restrições às atividades diárias que prejudicam significativamente seu bem estar, por exemplo:

  • Entrar e sair do carro;
  • Calçar sapatos;
  • Cortar unha dos pés;
  • Caminhar;
  • Permanecer de pé por períodos mais longos.

Além disso, indicaremos a prótese de quadril quando o paciente sofrer uma fratura do colo do fêmur. 

Nos paciente acima de 65 anos, nas fraturas do tipo III e IV de Garden (classificação de fratura do colo femoral), ocorre prejuízo da vascularização da cabeça deste osso, portanto, sendo indicada prótese de quadril para tratar esses tipos de fratura.

Outra situação que demandará a colocação de prótese de quadril será quando existir um tumor que envolve a região proximal do fêmur e for necessário ressecar essa porção do osso acometida.

Quais tipos de próteses de quadril existentes? 

Existem diversos tipos de prótese indicados para casos muito bem definidos.

No geral, elas poderão ser de metal, cerâmica e/ou polietileno sendo que a técnica de colocação irá depender de cada caso e ficará a critério do cirurgião.

Classicamente, dividimos a forma de colocação das próteses em:

  • Cimentada – quando é preciso utilizar cimento para a colocação da prótese;
  • Não cimentada – quando colocamos a prótese sem cimento, sendo a inserção feita por impacção ou ¨press fit¨;
  • Híbrida – geralmente, o componente acetabular não é cimentado e o componente femoral é colocado com a técnica de cimentação.

Dr-jose-marcelo-protese-cimentada

Dr-jose-marcelo-protese-nao-cimentada

Além disso, conforme cada caso e necessidade do paciente, poderemos colocar a prótese no fêmur ou no fêmur e acetábulo. Sendo assim, temos dois principais tipos de próteses:

  • Prótese total de quadril – Neste caso, a prótese substitui tanto o fêmur quanto o acetábulo. Normalmente, é o tipo de prótese mais indicada;
  • Prótese parcial de quadril – É a prótese em que somente o fêmur é substituído. Utilizamos esta prótese, principalmente, em casos de fraturas. Além disso, utilizamos em casos muito específicos, por exemplo, quando o paciente é deambulador indoor (anda mais dentro de casa) ou tem idade muito avançada (expectativa de vida menor que 5 anos). Ou seja, sua indicação é muito restrita.

Como será a cirurgia de prótese de quadril? 

Inicialmente, é importante destacar que a artroplastia de quadril é uma cirurgia de grande porte e poderá ser eletiva ou não.

As cirurgias eletivas são aquelas programadas e ocorrem quando o paciente tem um quadro de doença, como nos casos de coxartrose (artrose de quadril). Nestes casos, poderemos programar o procedimento cirúrgico para que o paciente esteja na melhor condição possível no momento da cirurgia.

Já no caso de fraturas do colo do fêmur, realizamos a cirurgia o mais breve possível, levando em consideração as condições clínicas do paciente para minimizar os riscos de uma cirurgia de grande porte feita de urgência.

A complexidade e o tempo da cirurgia vão variar de acordo com cada caso.

No geral, executamos o procedimento com raquianestesia somado à anestesia geral na maioria dos casos (depende da indicação do colega anestesiologista), leva de uma hora e meia até duas horas e meia e o paciente fica internado de 2 a 4 dias.

Como será a recuperação do paciente? 

Dr-jose-marcelo-cirurgia-quadril-sao-paulo

A recuperação plena do paciente irá ocorrer de três a seis meses após o procedimento. Assim, após a recuperação, ele poderá fazer praticamente todas as atividades do dia a dia. 

Todavia, existirão restrições em relação a esportes de impacto, por exemplo o basquete, futebol e a corrida.

Além disso, o paciente deverá evitar algumas movimentações específicas, como cruzar a perna operada e assentar em banco muito baixo. Isso porque, esses movimentos podem levar à luxação da prótese (desacoplamento do componente femoral com o acetabular).

Para aqueles pacientes que serão submetidos a uma artroplastia de quadril programada, os preparativos iniciarão antes mesmo da cirurgia e serão importantes para agilizar a recuperação.

Assim, praticar exercícios físicos de baixo impacto (como bicicleta, natação ou hidroginástica), bem como fazer fisioterapia antes da cirurgia, serão atividades fundamentais para manter uma boa musculatura do quadril, coluna e abdômen, o que será favorável para a reabilitação.

Quanto tempo a prótese dura e o que deve ser feito para prolongar sua vida útil?

Após a realização da cirurgia, o paciente deverá fazer acompanhamento, pelo menos, uma vez ao ano com o médico que o operou para verificar como está a condição da prótese.

Normalmente, ela poderá durar de 10 a 15 anos, mas existem casos na literatura que relatam uma duração de 30 a 40 anos. 

Então, a avaliação é feita pelo especialista de quadril e levará em consideração as características clínicas do paciente e, principalmente, a avaliação seriada das radiografias de bacia.

Para prolongar a vida útil da prótese indicamos que o paciente:

  • Faça atividades físicas de baixo impacto;
  • Evite o ganho de peso;
  • Respeite as movimentações que colocam em risco a estabilidade da prótese;
  • Faça fortalecimento muscular.

Como será a cirurgia de revisão da prótese de quadril?

A cirurgia de revisão é feita quando a prótese primária (primeira prótese do paciente) apresenta algum problema.

Dessa maneira, os casos mais comuns em que indicamos a revisão da prótese de quadril são:

  • Afrouxamento mecânico (soltura) de um ou mais componentes da prótese;
  • Afrouxamento por infecção;
  • Dor intratável de causa desconhecida;
  • Instabilidade dos componentes (luxação);
  • Osteólise com migração dos componentes.

A revisão de prótese será sempre uma cirurgia mais complexa. Isso porque, muitas vezes, devido a perda óssea, será necessário utilização de enxerto ósseo de banco de tecidos.

Além disso, poderá ser necessário utilizar materiais especiais, como cunhas metálicas, anéis de contenção, próteses modulares, placas, entre outros.

Sendo assim, esta cirurgia deverá ser muito bem programada pelo especialista, pois para cada paciente existe uma peculiaridade e o caso tem que ser avaliado de forma individual. 

Como vimos, a artroplastia do quadril é uma cirurgia complexa, mas que tem como resultado o alívio da dor e a recuperação das funções desta articulação.

Caso você tenha dúvidas em relação a este procedimento, não hesite em consultar um ortopedista especialista em quadril que poderá lhe auxiliar com esta questão.

Lesão labral do quadril
Uncategorized

Lesão Labral do Quadril: Tratamento

A lesão labral do quadril é uma condição que afeta o lábio acetabular, uma estrutura de cartilagem fibrosa que circunda a articulação do quadril, proporcionando

bloqueio analgésico e radiofrequência pulsada no quadril
Uncategorized

Instabilidade do Quadril: Tratamento

A instabilidade do quadril é uma condição que afeta a segurança e o conforto da articulação, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida do

× Agendar consulta