Infiltração de Quadril

A infiltração no quadril é uma técnica utilizada para auxiliar o tratamento de diversas lesões desta região.

Este procedimento poderá ser feito diretamente dentro da articulação ou nas estruturas ao redor, como nos músculos, nervos e tendões.

No geral, é um procedimento bastante seguro que poderá ser realizado por volta de quatro vezes ao ano, dependendo da substância a ser injetada.

Todavia, é importante ressaltar que, normalmente, a infiltração não cura doenças, mas é eficaz para amenizar ou eliminar os sintomas por um determinado período.

Quais doenças podem ser tratadas pela infiltração no quadril?

A opção pela infiltração irá depender de qual a doença do paciente e qual seu grau de evolução.

Sendo assim, algumas patologias que poderão ser tratadas com a infiltração são:

Quais substâncias podem ser utilizadas na infiltração?

As substâncias utilizadas no procedimento irão depender de qual o objetivo de sua execução. Por exemplo, os principais produtos utilizados são:

  • Ácido Hialurônico: a utilização desta substância lubrifica a articulação e melhora a mobilidade do quadril. No geral, é indicada em pacientes com dor crônica de intensidade leve a moderada. Dentre as substâncias, é aquela que dura maior tempo no organismo.
  • Corticóide: esta substância ameniza a inflamação e melhora a dor e a mobilidade. Pode ser utilizado dentro ou fora da articulação do quadril.
  • Anestésico: pode ser utilizado para aliviar a dor em quadros crônicos ou severos. Em alguns casos, esta substância é utilizada para execução de um teste terapêutico com intuito de avaliar se a dor é proveniente do quadril ou da coluna.

Como a infiltração no quadril é feita?

A infiltração no quadril consiste em injetar um produto, utilizando uma agulha, na região a ser tratada.

Assim, a execução da infiltração irá variar conforme a parte do quadril afetada. Por exemplo, caso o procedimento seja feito fora da articulação, será mais simples e poderá ser executado em consultório.

Já no caso da infiltração dentro da articulação, o médico necessitará do auxílio de um método de imagem, por exemplo ultrassom ou radioscopia. Nestes casos, geralmente o procedimento será feito em centro cirúrgico com anestesia e/ou sedação.

Quais resultados esperar da infiltração no quadril?

A infiltração é um procedimento pouco invasivo que não demanda internação. No dia da realização o paciente deverá manter repouso e poderá retomar suas atividades no dia seguinte.

Entretanto, o alívio da dor não será imediato. Na realidade, nas primeiras 48h após o procedimento a dor poderá se intensificar, mas irá regredir progressivamente.

Dessa maneira, conforme o tipo de substância utilizada e a região que foi feita, o médico poderá receitar alguns analgésicos para controle da dor inicial. Os resultados podem demorar algumas semanas para aparecer.

A infiltração de quadril tem poucos efeitos colaterais e um baixo índice de complicações. Apesar dos pontos positivos, o procedimento não deve ser a única forma de tratamento e deverá estar associado, por exemplo, à fisioterapia e reforço muscular.

A retomada das atividades gerais, como a prática de exercícios, irá depender de cada caso e deverá ser avaliada pelo ortopedista.

Como vimos, a infiltração apresenta-se como uma boa opção no auxílio do tratamento de diversas doenças do quadril. Entretanto, somente o médico ortopedista especializado poderá avaliar o caso de cada paciente e indicar o melhor tratamento a seguir.

Formulário

DR. JOSÉ MARCELO

CRMSP 167.744 • RQE 75.405

Conheça nosso Consultório
Depoimentos
dr-jose-marcelo-ortopedista-especialista-cirurgia-quadril-sao-paulo-scaled-e1619534821179.jpg
× Agendar consulta