Dor crônica no quadril: Sintomas e causas

Dor crônica no quadril

Entender e diagnosticar a dor crônica no quadril é um trabalho realizado constantemente no consultório.

É verdade que a articulação do quadril pode suportar movimentos repetidos e até mesmo um desgaste natural do corpo. Mas apesar da sua resistência a diferentes tipo de carga, a articulação do quadril pode sofrer lesões que causam dor crônica.

Sempre que você usa o quadril, ao correr, por exemplo, a cartilagem ajuda a evitar o atrito à medida que o osso do quadril realiza sua função.

Com o avanço da idade, o uso constante e a sobrecarga, essa cartilagem pode se desgastar ou ser danificada. Mas não para por aí.

Músculos e tendões usados ​​em demasia (overuse) e os ossos lesionados por conta de uma queda também são condições que podem levar à dor no quadril.

Se seus quadris estão doloridos de forma crônica, fiz um resumo dos principais problemas que podem estar causando esse desconforto.

Como pode ocorrer a dor no quadril?

A dor no quadril pode ocorrer devido a artrite, lesões ou problemas na articulação coxofemoral.

Pacientes de todas as idades podem sentir dor no quadril, entretanto os mais idosos são mais propensos a desenvolver problemas como artrite e fraturas do fêmur proximal e dos ossos da bacia, pelo próprio grau de osteoporose e sarcopenia, mas isso é assunto para um próximo texto.

Atletas também estão nessa lista (veja aqui o que falei sobre lesões de quadril em atletas), pois fazem movimentos em muitas direções, com alta carga de treinamento e sobrecarga nas articulações, principalmente do quadril e por isso estão mais propensos a lesões e dores nessa região.

Principais causas de dor no quadril

Muitas condições e lesões ao longo da vida podem causar dor no quadril. Listei algumas causas comuns e que mais encontro no consultório:

Artrite: Vários tipos de artrite afetam os quadris, incluindo osteoartrite e artrite reumatoide. A artrite do quadril é comum e causa dor e inchaço nas articulações. A artrite pode afetar pessoas de todas as idades, mas os idosos são mais propensos a ter a doença.

Lesões: o uso excessivo ou trauma pode danificar seus músculos, ossos, tendões e ligamentos. Nesse quesito, como dito acima, atletas que realizam movimentos repetitivos estão mais sujeitos a lesões:

• Luxação de quadril.
  • Lesão labral do quadril.
  • Fratura por stress.
  • Fraturas por traumas.
  • Síndrome do ressalto do quadril Interno e externo (acho que tem um texto meu no site sobre isso, se der pra colocar o link ficaria legal).

Bursite e tendinite glútea: Existem diversas bursas no quadril, na parte interna em tendões como do psoas, na parte externa do quadril, próximas ao tendão do glúteo médio, mínimo e glúteo máximo e algumas bursas na parte posterior do quadril.

Sem dúvida as mais frequentemente acometidas são as bursas laterais do quadril que, quando inflamadas, causam dor intensa ao se movimentar.

Anormalidades estruturais: existem pacientes que nascem com certas anormalidades estruturais no quadril. Essas anormalidades podem acarretar no desgaste da articulação e até mesmo causar uma ruptura labral, bem como osteoartrose precoce do quadril.

Sintomas de dor no quadril

Os sintomas sempre irão depender da lesão e da condição que está causando a dor no quadril. É importante saber que a dor e o desconforto também podem surgir:

• na coxa
  • dentro da articulação do quadril
  • na virilha
  • fora da articulação do quadril
  • nas nádegas

Dores causadas por outras áreas do corpo, como na coluna e na região inguinal (virilha) ou na virilha (de uma hérnia ), podem irradiar para o quadril. Por isso, uma avaliação precisa é necessária.

Como é tratada a dor no quadril?

O tratamento para dor crônica no quadril depende do nível de dor que você sente e o que está causando seu desconforto.

Lesões leves nos músculos, tendões ou bolsas geralmente melhoram com repouso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios. Quando necessário, é possível realizar infiltrações guiadas por ultrassonografia para melhora dos sintomas e da inflamação.

Em outros casos, condições mais graves do quadril podem levar a uma cirurgia de prótese de quadril.

O tratamento da artrite pode incluir medicamentos e fisioterapia, mas de acordo com cada caso.

Incluir exercícios de fisioterapia podem ajudar a fortalecer os músculos do quadril e aliviar o desconforto.

Quando devo buscar meu médico sobre dor no quadril?

A dor crônica no quadril pode ser um sinal de artrite ou uma lesão mais grave. Converse com o seu médico se a dor persistir por muitos dias e se estiver dificultando sua caminhada ou algum movimento do dia a dia.