2 principais lesões no quadril do atleta

principais lesões no quadril do atleta

Você conhece as principais lesões no quadril do atleta? O quadril nos atletas costuma ser uma das partes mais sofridas e a que tende a gerar mais desconforto, além de ser uma área bastante complexa de tratar, principalmente por conta da grande quantidade e variedade de estruturas, nervos, tendões, bursas, estruturas ósseas e relação muito próxima da coluna, sendo que esta exerce grande influência na região.

No passado, praticamente qualquer sintoma de dor no quadril era atribuído a uma lesão do tipo “distensão muscular”. Com Médicos Ortopedistas que se dedicam exclusivamente a região do quadril, aliado à evolução clara e evidente no diagnóstico e nos exames, sabemos que não é bem assim.

Embora isso possa ser uma causa muito comum de dor no quadril em atletas, existem outras condições que também podem surgir em decorrência da prática esportiva. Vamos entender um pouco mais sobre essa região do corpo.

Anatomia do quadril

O componente pélvico da articulação do quadril é chamado de acetábulo, que tem contribuições do ísquio, ílio e púbis.

Nessa região, grupamentos musculares variados operam em conjunto para permitir a marcha e a amplitude de movimento elevada do Quadril. Esses músculos podem ser divididos em grupos de acordo com o movimento em que estão mais envolvidos.

A flexão do quadril é realizada pelo iliopsoas e um grupo de músculos chamado quadríceps, enquanto a extensão do quadril é principalmente função do grupo dos isquiotibiais, bem como do glúteo máximo.

Outros músculos servem para realizar a adução, abdução e rotação interna e externa do quadril. Sendo que o glúteo médio (principal abdutor do quadril) está envolvido em várias patologias desta região tão importante para alguns movimentos fundamentais nas atividades esportivas: corrida, salto, mudança de direção, chute entre outros.

Já os nervos com maior probabilidade de causar dor ou dormência ao redor do quadril são os nervos ciático e cutâneo femoral lateral.

Avaliação do Atleta com Dor no Quadril

Atletas de esportes como atletismo ou que envolvem corrida em geral, futebol e , por exemplo, dança são mais propensos a lesões no quadril.

Entretanto, qualquer atleta de qualquer esporte corre o risco de lesão no quadril por trauma ou sobrecarga.

Para a melhor avaliação e diagnóstico do atleta, deverá ser levado em consideração o histórico do mesmo (idade, esporte praticado, outros sintomas como perda de peso inexplicável, febre, e até mesmo problemas abdominais anteriores).

Além disso, o exame físico e de imagem são fundamentais nessa etapa.

As 2 principais lesões no quadril em atletas que mais atendo no consultório

É muito comum atender atletas no consultório com lesões no quadril. Por isso, listei as principais lesões que podem acometer o atleta na região do quadril.

Bursite e tendinite glútea

Existem diversas bursas no quadril, na parte interna em tendões como do psoas, na parte externa do quadril, próximas ao tendão do glúteo médio, mínimo e glúteo máximo e algumas bursas na parte posterior do quadril.

Sem dúvida as mais frequentemente acometidas são as bursas laterais do quadril que, quando inflamadas, causam dor intensa ao se movimentar.

O problema pode se tornar recorrente e, por mais que a condição seja tratada, com o tempo ela pode reaparecer.

Sintomas

Os sintomas típicos da bursite são dor na lateral do quadril, que pioram progressivamente devido ao movimento contínuo ou ações repetitivas. Normalmente essa dor piora quando você se deita sobre o lado afetado (dormir de lado), ao subir escadas, permanecer sentado(a) por muito tempo e ao praticar corrida.

Causas

Esportes que exigem pressão prolongada e extrema na articulação do quadril são a maior causa de bursite. A bursite / tendinite glútea tem uma chance maior de ocorrer nos casos em que você aplica grande pressão no quadril, mas muda de direção ou para de repente. Os participantes de futebol, futebol americano, hóquei e outros esportes similares correm um risco maior. A corrida, pelo movimento contínuo e prolongado, principalmente nessa região em que ocorre atrito entre estruturas ósseas e musculares/tendíneas é um dos esportes que mais sofre com essas lesões.

Pubalgia (ou osteíte púbica)

Essa lesão geralmente está relacionada ao futebol e ao atletismo. Normalmente é gerado devido a uma tração repetida nos músculos reto abdominal e os adutores, gerando um desbalanço muscular e uma carga excessiva na sínfise púbica.

Em atletas pode ser causa de afastamento das suas atividades esportivas e prolongadas reabilitações.

Pode ser tratada, dependendo da fase da doença, com antiinflamatórios e repouso.

Sintomas

Na pubalgia, o atleta normalmente sente dor na frente e no centro da pelve. Em alguns casos, poderá sentir mais desconforto de um lado do que do outro, dores na virilha e nos adutores e apresentar sinais de fraqueza no quadril e mancar.

Causas

A pubalgia ocorre principalmente por conta de um movimento repetitivo dos músculos na frente da articulação do quadril e principalmente pelo desbalanço entre adutores e reto abdominal

Quer saber mais sobre pubalgia? Confira nosso artigo no blog: CLIQUE AQUI.

Outras lesões no quadril comuns em atletas

• Dor glútea profunda (antigamente chamada de Síndrome do Piriforme)
  • Impacto femoroacetabular
  • Artrose no quadril
  • Síndrome da banda iliotibial
  • Fraturas por estresse no quadril
  • Tendinites profundas dos quadris

Diagnósticos para tratar a dor no quadril

Como supracitado, a história clínica do atleta será muito importante para poder fazer um diagnóstico correto, pois, ao avaliar os sintomas, podem ser encontradas pistas importantes. É fundamental a realização de exames para entender por que o atleta tem dor nessa região.

Outro ponto muito importante seriam os exames diagnósticos, a fim de detectar de onde vem a dor. radiografias, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias,… são muitos os exames que podem ser realizados no paciente para avaliar a anatomia óssea do quadril, articulações e cartilagens, mas o mais importante, sem dúvida, é uma boa história clínica e o exame físico do paciente.

Se você se encontra com algum desses sintomas acima, procure um ortopedista de confiança.