Quanto tempo dura o efeito de uma injeção no joelho?

Quanto tempo dura o efeito de uma injeção no joelho?

Dentro do campo da medicina regenerativa, nos encontramos com uma das técnicas mais eficazes e populares da atualidade: injeções articulares com ácido hialurônico. 

 

Especificamente, os mais comuns tendem a ocorrer no joelho, pois esta é uma das principais articulações na grande maioria das disciplinas esportivas. Mas, de qualquer forma, também são comuns em outras articulações, como ombro, tornozelo, quadril e até outras pequenas articulações da mão.

 

O ácido hialurônico é uma substância encontrada naturalmente em nosso corpo. Especificamente, sua função é fornecer elasticidade a tecidos como cartilagem, pele e também articulações, às quais permite a lubrificação necessária para que possam executar movimentos sem dor.

 

O problema mais comum é que, com a idade, os níveis de ácido hialurônico diminuem e passamos a sofrer com a degeneração condral (cartilagem) e com as dores advindas dessa alteração cartilaginosa.

 

Em que consiste a infiltração do ácido hialurônico?

 

As vantagens dessas técnicas são notórias, pois reduzem drasticamente a dor e melhoram consideravelmente a função articular. O tratamento é de fácil aplicação e não requer internação, sendo um procedimento ambulatorial. O paciente retorna imediatamente à sua vida normal, embora deva seguir algumas orientações após a intervenção. As principais são: 

 

  • evitar atividades esportivas nas primeiras 48 horas; 
  • tomar anti-inflamatórios para aliviar a inflamação ou a dor imediatamente após o procedimento. 

 

Em geral, para a aplicação dessas injeções não é necessário realizar nenhum tipo de anestesia. Apenas em alguns casos, uma anestesia local pode ser realizada na articulação.

 

Processo de infiltração de ácido hialurônico: método e duração

 

O ácido hialurônico é infiltrado por meio de uma seringa fina no interior das articulações lesionadas ou com osteoartrite. Esta ação efetivamente elimina ou reduz a dor rapidamente e recupera a mobilidade articular sem que o paciente seja forçado a se submeter a técnicas mais invasivas.

 

Em geral, o alívio da dor ocorre entre 24 e 48 horas após o tratamento e, embora seu efeito dependa de cada caso, costuma durar até 6 meses, podendo chegar a 1 ano.

 

O número necessário de injeções de ácido hialurônico varia de acordo com as necessidades de cada paciente. 

 

Além disso, seu médico pode considerar adequado complementar este tratamento de outras formas. 

 

Ácido hialurônico e seus joelhos

 

Nos joelhos e nas outras articulações, o ácido hialurônico fornece amortecimento e lubrificação. Seus ossos estão protegidos e podem se mover suavemente um contra o outro quando você estender ou flexionar o joelho. No entanto, condições como a osteoartrite desgastam a cartilagem e o revestimento sinovial, o que causa inflamação e dor. 

 

Será que vai resolver tudo?

 

Infelizmente não. As injeções de ácido hialurônico não curam todas as condições dolorosas do joelho. No entanto, as injeções podem ser extremamente eficazes para condições como a osteoartrite. As injeções de ácido hialurônico reabastecem o revestimento dos joelhos, o que pode proporcionar alívio da dor por até seis meses, como falamos anteriormente.

 

No entanto, o tratamento não é o mais indicado em lesões como rupturas de ligamentos, tendinite ou entorses. As injeções de ácido hialurônico restauram o revestimento das articulações, mas não reparam o tecido.  

 

Por exemplo, se o joelho estiver visivelmente inflamado, o ácido hialurônico não deve ser aplicado na articulação.

 

O tratamento também não pode ser realizado se o joelho apresentar feridas na pele ou se houver uma infecção na área a ser tratada. Além disso, este tratamento não é indicado para mulheres grávidas e lactantes.

 

Mas então, quais são os benefícios do ácido hialurônico no joelho?

 

A infiltração de ácido hialurônico no joelho é um dos métodos mais utilizados para tratar doenças nessa área e tratar a osteoartrite do joelho; uma das patologias articulares mais comuns e cujos sintomas mais frequentes são dor no joelho e limitação funcional.

 

Essa técnica conta com lubrificação para evitar atrito na mobilidade do joelho, melhorar a capacidade de absorção de choque e reduzir a inflamação e o desconforto. É recomendado para tratar os casos de osteoartrite do joelho que dificultam as atividades diárias, paciente recém operado por conta de uma lesão meniscal ou ligamentar e desconforto no joelho em atletas de alto nível.

 

Se você tiver alguma dúvida, lembre-se que você pode deixar seu comentário ou entrar em contato. 

 

Lesão labral do quadril
Uncategorized

Lesão Labral do Quadril: Tratamento

A lesão labral do quadril é uma condição que afeta o lábio acetabular, uma estrutura de cartilagem fibrosa que circunda a articulação do quadril, proporcionando

bloqueio analgésico e radiofrequência pulsada no quadril
Uncategorized

Instabilidade do Quadril: Tratamento

A instabilidade do quadril é uma condição que afeta a segurança e o conforto da articulação, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida do

× Agendar consulta